Toda bela cidade toma muito cuidado na iluminação de suas vias, tanto na questão de segurança quanto na estética. Entre muitas opções, as que escolhem elegância e melhor aproveitamento do espaço, optam pelas arandelas, luminárias afixadas em paredes. Embora usadas desde a antiguidade, foi a partir da popularização da iluminação pública, em meados do século 18, na França, que conquistaram o gosto de muitos lugares, onde podem ser vistas por todas as partes. A infinidade de modelos e locais onde são instaladas dão um toque especial a estes interessantes elementos de decoração e estão presentes nas mais charmosas cidades do mundo.

Geralmente, estão em aglomerações urbanas onde não há fiação aérea, mas há excessões, principalmente em países onde a infraestrutura não é tão avançada. Deixam o espaço livre nas ruas e representam pouco perigo aos que passam, como os postes, por exemplo, além de serem pouco agressivas à arquitetura local.

São muito comuns nas cidades europeias que prezam pela estética e praticidade propiciadas por estas luminárias. Sejam elas instaladas pelas companhias elétricas, ou privadas, conferem sofisticação, elegância e segurança às ruas. Das mais tradicionais às mais modernas, sempre se harmonizam-se com local onde estão instaladas.

Com o passar do tempo, milhares de modelos foram desenvolvidos, e é praticamente impossível ver arandelas com o mesmo formato em ruas de distintas urbes. Cada qual tem sua característica própria e são colocadas de acordo com o ambiente e o tempo a que pertencem.

Embora, em muitos lugares, sejam utilizadas nos interiores, varandas, e jardins, estão mais presentes nas ruas, clareando os caminhos há centenas de anos, embelezando as cidades que as acolheram.
Para ver mais fotos, clique AQUI.
