Centro de disputas territoriais entre franceses e alemães durante séculos, divisões religiosas entre católicos e protestantes, palco do primeiro holocausto judeu na era pré-moderna, sede do primeiro jornal impresso do mundo, Estrasburgo é, atualmente, símbolo da união e diversidade no continente, e uma das capitais da União Europeia, hospedando importantes instituições administrativas, como o Conselho da Europa, responsável pela garantia dos Direitos Humanos no Velho Mundo, e o Parlamento Europeu. Sedia, também, o Instituto Internacional dos Direitos Humanos. Essa concentração burocrática e diversificada dá o tom do movimentado dia a dia da cidade francesa, com pessoas de todo o mundo caminhando por suas estreitas ruas, nos diversos bares e restaurantes, museus e igrejas e mais uma grande variedade de opções de lazer e cultura.

img_6968
Barragem Vauban, construída no século XVII

Estrasburgo é uma pequena cidade fundada numa ilha, protegida por muralhas e canais, com uma arquitetura bastante diversificada, fruto de mais de dois mil anos de ocupação. Desde sua fundação, no ano 12 da era cristã, até hoje, são vários estilos arquitetônicos presentes na cidade. Na Grande Ilha, onde situa-se o centro histórico, a presença marcante de construções medievais e do período da revolução industrial. Como esteve em mãos de romanos, alemães e franceses ao longo dos séculos, apresenta uma eclética mistura de estilos dessas culturas. Do Romanesco ao Gótico e à Art Deco, uma profusão de estilos que encantam seus visitantes. Nos arredores da ilha, construções mais modernas, do classicismo europeu aos contemporâneos edifícios que sediam as instituições europeias. Andar pelas ruas e vielas, principalmente na parte histórica, totalmente tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1988, é como ter uma aula de história da arquitetura ao céu aberto.

Como todo importante centro urbano europeu, Estrasburgo abriga diversas igrejas, a maioria do período medieval, sendo a catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo a mais imponente de todas. Concluída em 1439, essa imensa construção em estilo gótico foi a mais alta estrutura do mundo entre 1647 até 1874, com seus 142 metros. Além da exuberante arquitetura e riqueza de ornamentos em sua fachada, a principal característica do maior símbolo da cidade é por ela ter apenas uma torre, no lado norte. A da parte sul nunca chegou a ser construída, devido ao receio de que ficaria muito pesada. Para evitar riscos de desabamentos, ficou apenas com uma torre. É a grande atração local. Filas enormes são formadas por aqueles que desejam ver seu interior e subir na torre para apreciarem a vista das alturas.

img_6694
A imponente fachada gótica da Igreja de Nossa Senhora de Estrasburgo

Dezenas de praças são garantia de ótimos momentos de lazer na cidade nos dias ensolarados. No centro histórico, rodeadas de bares, restaurantes e cafés, atraem muitas pessoas durante todo o dia e noite. Veículos motorizados são proibidos de circularem pelas antigas ruas desta elegante parte da cidade, o que garante tranquilidade aos pedestres e ciclistas, que abarrotam suas vias. Por ser bastante compacto e plano, é muito fácil caminhar por suas ruas seculares, perder-se no labirinto de vielas e apreciar toda sua beleza sem muito esforço físico.

Mas não é apenas o centro que chama atenção, praticamente todo o entorno ao redor da ilha é bem preservado, com construções antigas e belíssimas, uma ótima infraestrutura cicloviária e de transporte de massa. Quanto mais distante do centro, mais moderna vai ficando, com novos conjuntos residenciais ainda em construção, parques arborizados e agradáveis e sua extensa rede de canais que a conectam ao Rio Reno.

img_1276
Praça República, arborizada, é um excelente lugar para descanso

A cada momento, a cidade surpreende àqueles que se aventuram por suas charmosas ruas, repletas de inúmeras possibilidades para compras, alimentação, cultura e lazer, todas bastante disputadas. Diversos restaurantes ficam nas margens dos canais, possibilitando agradáveis momentos. Outros, escondidos por entre as centenas de vielas, rodeadas de belíssimos prédios. É uma tarefa simples escolher algum lugar para uma parada de descanso e apreciar algumas guloseimas locais.

Estrasburgo também nunca dorme. Movimentada durante o dia, com suas inúmeras atrações turísticas, praças, parques, museus, passeios de barco pelos canais, lojas e cafés, agitada à noite, com seus restaurantes, bares e discotecas. Tem sempre alguém desfrutando do vibrante estilo de vida local. É uma lugar que, além de uma beleza deslumbrante, oferece opções para todos os tipos de turistas.

Para ver mais fotos de Estrasburgo, clique aqui.

img_6738
Catedral iluminada durante o Festival das Luzes, no verão
Anúncios