Os prédios altos arranham o céu de Frankfurt am Main e se tornaram símbolos de uma das cidades mais importantes da Alemanha. São sedes de bancos, instituições financeiras e empresas que encontraram nesta parte do país o ambiente ideal para se instalarem. A cidade concentra boa parte do crème de la crème do capitalismo europeu e mundial e, por isso, é sempre agitada, atraindo dos mais diversos tipos de pessoas. A mescla de construções anteriores à Segunda Guerra Mundial e o que foi erguido após o conflito  lhe confere uma característica especial: é uma das poucas metrópoles do Velho Continente em que estes enormes edifícios se encontram no centro da cidade, criando uma interessante diversidade arquitetônica e uma paisagem singular.

Praticamente destruída durante a guerra, justamente por já ser um importante local na vida do país, a milenar cidade reinventou-se e cresceu para os altos. Nove dos 10 prédios mais altos da Alemanha estão lá, encantando  visitantes e orgulhando locais. O mais alto deles, o Commerzbank Tower, com seus 259 metros, domina a paisagem em meio a outros tantos com mais de 200 metros de altura. Por essa característica quase única, com arranha-céus na área central num continente abarrotado de cidades que ainda quase não se verticalizaram,  acabou sendo apelidada de Mainhattan, uma brincadeira entre os nomes do rio Main, que a corta, e da ilha novaiorquina.

16804141_10158352519365038_3579725795971711249_o
O Urso e o Touro, símbolos da Bolsa de Valores de Frankfurt.

A mais importante bolsa de valores da Europa está em Frankfurt, que também é sede do Banco Central Alemão e do Banco Central Europeu, o que lhe garante o título de capital financeira do bloco. Além disso, tem uma das maiores estações de trem do continente e um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Destaca-se também pela belíssima arquitetura, intensa vida cultural, vários cinturões verdes, centenas de praças e por ser a cidade natal do mais famoso escritor alemão, Johann Wolfgang von Goethe. Sua casa foi totalmente reconstruída após a guerra e é, atualmente, um dos grandes atrativos culturais locais. Estes elementos, somados a tantos outros, tornam-a uma das cidades mais importantes da Alemanha e do mundo, tanto economicamente quanto culturalmente.

Outro movimentado  ponto turístico da cidade, onde havia um dos centros históricos mais antigos da Europa,  é a praça Römerberg.  Pouco restou após os bombardeios durante a guerra, mas foi reerguida no mesmo estilo do período anterior ao conflito, resgatando as características pré-conflito. Nesta praça, encontra-se a belíssima prefeitura da cidade, com sua centenária história e impressionante fachada. Há também dezenas de ruas comercias, museus, galerias de arte, teatros, casas de espetáculos e cinemas, numa infinidade de possibilidades de deixar qualquer um numa deliciosa indecisão.

488144_10151964237100038_1548663599_n
Römer, a centenária sede da prefeitura de Frankfurt.

Além de importante centro financeiro e de transportes, é internacionalmente reconhecida pela tradicional Frankfurt Messe (feira, em alemão), com destaque para a do Livro e o Salão do Automóvel, os eventos mais importantes do planeta nos respectivos setores. A movimentação de pessoas é intensa durante estas feiras, dando mais vivacidade à metrópole.

O rio Main, importante via de transportes, é a artéria da cidade. Margeado em ambos os lados por um parque que proporciona a todos, além de uma vista exuberante, um excelente local de lazer, seja para caminhar, pedalar, ou apenas sentar e apreciar a paisagem. Há diversas e belíssimas pontes que o cortam e acrescentam mais charme ao passeio. Além disso, há também roteiros turísticos em grandes embarcações, de onde pode-se partir para outras cidades ao longo do rio.

425019_10151964224750038_154163961_n
Antigo e moderno se misturam na paisagem urbana.

Caminhar pela cidade é fácil, a área central é compacta, e a maioria das atrações estão a curtas distâncias. Frankfurt tem uma extensa rede de ciclovias e um dos mais eficientes sistemas de transporte públicos do mundo, o que facilita qualquer locomoção. A rua comercial mais movimentada da cidade, e também a mais lucrativa da Alemanha, a Zeil, recebe milhares de pessoas diariamente, seja durante o dia ou à noite. Já incorporada à paisagem local, a Zeilgalerie, além das dezenas de lojas e da bela fachada em vidro, também oferece uma área no topo do prédio, de onde pode-se ter uma lindíssima vista de parte da cidade e seus arranha-céus, além de um café com vista panorâmica. Outra rua bastante procurada pelos consumistas é a Goethestraße e seu comércio luxuoso, além de requintados e caros restaurantes e cafés. Elegante e arborizada, essa via pedonal é o cenário ideal para as principais grifes europeias e seus consumidores ávidos por status.

Contrastando com o luxo de algumas partes, está a nem tanto sofisticada área próxima à estação Central,  ou Hauptbahnhof em alemão, famosa por seus cassinos, bordéis e casas noturnas. Movimentada durante o dia, é à noite que este pequeno pedaço, encravado entre a estação e o distrito financeiro, ganha cores e sabores, com sua intensa movimentação de homens e mulheres. Uma área que rivaliza com a Zona da Luz Vermelha de Amsterdã, na vizinha Holanda, por suas cores e seu comércio de sexo, legalizado na Alemanha.

16904588_10158352531235038_2197886018126729858_o
Fachada de casa noturna nas cercanias da estação central Hauptbahnhof.

Seja a negócios, de passagem, ou como destino final, Frankfurt é uma cidade que não deve ser esquecida por nenhum viajante que queira conhecer a Alemanha. Suas características únicas e seu vibrante estilo de vida atraem cada vez mais pessoas a conhecerem-na e aproveitarem de suas centenas de possibilidades.

Clique aqui para ver mais fotos de Frankfurt.

Anúncios